O projeto educativo da ESAI assenta na consciência de que todo o setor imobiliário nacional necessita de quadros especializados, que funcionem como efeito alavanca das boas práticas e catalisadores da boa gestão, bem como no objetivo de aprofundar continuamente o conhecimento sobre o setor imobiliário e tudo o que com ele se relaciona.
Escola
Institucional
É missão da ESAI assegurar o progresso consistente da sociedade do conhecimento, do saber e da sabedoria, dinamizando o desenvolvimento humano sustentado, através da produção e transmissão de conhecimentos, da difusão da cultura, da valorização económica, social e cultural do conhecimento científico e da prestação de outros serviços à comunidade.
No cumprimento da sua missão, a ESAI:
- Privilegia o ensino, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a formação ao longo da vida;
- Promove o desenvolvimento de sinergias entre os domínios científicos e tecnológicos que prossegue;
- Adota o princípio da Internacionalização, concretizado na mobilidade de estudantes, docentes e investigadores, e na participação em redes universitárias de formação e de investigação e desenvolvimento;
- Procura contribuir para a competitividade da economia nacional através de uma cultura de empreendedorismo e de inovação;
- Valoriza a responsabilidade social, designadamente no que se refere ao apoio à inserção dos diplomados no mundo do trabalho, e promove a realização dos valores humanistas nas suas vertentes científicas, tecnológica e artísticas.
Conheça a ESAI
A SPESI – Sociedade de Promoção do Ensino Superior Imobiliário tem como objetivo promover a instituição ESAI – Escola Superior de Actividades Imobiliárias e visa assegurar a formação de licenciados e outros técnicos em atividades imobiliárias, garantido a implementação de todas as estruturas necessárias ao funcionamento da mesma.
Conselho de Administração
▪ Presidente: Julie Jeanne Lefebvre
▪ Vice-Presidente: José Firmino das Neves
Fiscal Único
▪ Efetivo: VEIGA, PINHO & SILVA, Lda. SROC S.A, representada por Dr. João José Lopes, ROC n.º 1065
▪ Suplente: Dr. Helder Tomé Correia da Palma Veiga, ROC n.º 480
Autoavaliação Institucional
Em 2016, a ESAI iniciou o processo de avaliação institucional junto da A3ES, o qual se destina a proporcionar a melhoria da qualidade das instituições de ensino superior, prestar informação fundamentada à sociedade sobre o desempenho das instituições e desenvolver uma cultura institucional interna de garantia de qualidade. A ESAI foi acreditada por um período máximo de seis anos.
Em 2022, foi iniciado um novo o período de avaliação institucional da ESAI pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). A avaliação institucional incidiu sobre os diversos domínios da missão e atividade da ESAI, nomeadamente: estratégia e governança; ensino; investigação e transferência de conhecimento; internacionalização e cooperação, e recursos (humanos, físicos e financeiros).
O modelo da avaliação institucional tem quatro fases: 1) elaboração de um relatório de autoavaliação por parte da Instituição; 2) visita à IES por parte da Comissão de Avaliação Externa (CAE); 3) Elaboração pela CAE de um relatório preliminar de avaliação institucional, eventual apresentação de pronúncia pela IES e elaboração pela CAE do relatório final; e 4) tomada de decisão por parte do Conselho de Administração da A3ES e divulgação do relatório.
A visita da Comissão de Avaliação Externa (CAE) decorreu no dia 26 de setembro de 2023.
Autoavaliação dos Ciclos de Estudos
Todos os ciclos de estudos ministrados pela ESAI são sujeitos a um processo de avaliação externa pela A3ES, o que permite uma reflexão sobre a oferta formativa existente. Todos os ciclos de estudos obtiveram, no anterior ciclo de avaliação, a acreditação por um período máximo de 6 anos. Consulte os resultados dos processos de acreditação de diferentes ciclos de estudos, promovidos pela A3ES, nos respetivos links abaixo.
Atualmente, está em curso a avaliação dos ciclos de estudos em funcionamento (ACEF) de Licenciatura em Gestão Imobiliária e de Licenciatura em Gestão da Edificação e Obras, cujos relatórios de autoavaliação submetidos à A3ES poderão ser consultados abaixo:
O modelo da avaliação institucional tem quatro fases: 1) elaboração de um relatório de autoavaliação por parte da Instituição; 2) visita à IES por parte da Comissão de Avaliação Externa (CAE); 3) Elaboração pela CAE de um relatório preliminar de avaliação institucional, eventual apresentação de pronúncia pela IES e elaboração pela CAE do relatório final; e 4) tomada de decisão por parte do Conselho de Administração da A3ES e divulgação do relatório.
Avaliação Institucional
Informação A3ES | Instituição de Ensino Superior | Decisão | Nº de Anos | Data de Publicação |
---|---|---|---|---|
LINK | Escola Superior de Atividades Imobiliárias | Acreditado | 6 | 14-08-2019 |
Avaliação dos Ciclos de Estudos
Informação A3ES | Ciclo de Estudos | Grau | Decisão | Nº de Anos | Data de Publicação |
---|---|---|---|---|---|
LINK | Licenciatura em Gestão Imobiliária | Licenciado | Acreditado | 6 | 21-01-2021 |
LINK | Licenciatura em Gestão da Edificação e Obras | Licenciado | Acreditado | 6 | 24-06-2019 |
LINK | Licenciatura em Engenharia Civil | Licenciado | Acreditado | 6 | 07-07-2022 |
LINK | Mestrado em Avaliação e Gestão de Ativos Imobiliários | Mestre | Acreditado | 6 | 26-06-2020 |
- Código de Conduta para a Prevenção e Combate ao Assédio e Discriminação
- Estatutos
- Regulamento de Cursos de 1º Ciclo
- Regulamento de Cursos de 2º Ciclo
- Regulamento CTeSP
- Regulamento dos Regimes dos Concursos Especiais da ESAI
- Regulamento de Creditação de Competências
- Regulamento de Formação
- Regulamento do Provedor do Estudante da ESAI
- Regulamento dos Regimes de Reingresso e Mudança de Par Institução/Curso
- Regulamento para Maiores de 23 Anos
- Regulamento para a realização de Provas Escritas
- Regulamento de Avaliação de Desempenho dos Docentes
- Código de Conduta do Docente
- Regulamento de Admissão, Matrícula, Inscrição e Frequência
- Regulamento do Estatuto de Estudante Internacional da ESAI
- Regulamento Mobilidade Internacional da ESAI