Skip to main content

Escola

Institucional

O projeto educativo da ESAI assenta na consciência de que todo o setor imobiliário nacional necessita de quadros especializados, que funcionem como efeito alavanca das boas práticas e catalisadores da boa gestão, bem como no objetivo de aprofundar continuamente o conhecimento sobre o setor imobiliário e tudo o que com ele se relaciona.

É missão da ESAI assegurar o progresso consistente da sociedade do conhecimento, do saber e da sabedoria, dinamizando o desenvolvimento humano sustentado, através da produção e transmissão de conhecimentos, da difusão da cultura, da valorização económica, social e cultural do conhecimento científico e da prestação de outros serviços à comunidade.

No cumprimento da sua missão, a ESAI:

Conheça a ESAI

A SPESI – Sociedade de Promoção do Ensino Superior Imobiliário tem como objetivo promover a instituição ESAI – Escola Superior de Actividades Imobiliárias e visa assegurar a formação de licenciados e outros técnicos em atividades imobiliárias, garantido a implementação de todas as estruturas necessárias ao funcionamento da mesma.

Conselho de Administração

▪ Presidente: Julie Jeanne Lefebvre
▪ Vice-Presidente: José Firmino das Neves

Fiscal Único

▪ Efetivo: VEIGA, PINHO & SILVA, Lda. SROC S.A, representada por Dr. João José Lopes, ROC n.º 1065
▪ Suplente: Dr. Helder Tomé Correia da Palma Veiga, ROC n.º 480

Autoavaliação Institucional

Em 2016, a ESAI iniciou o processo de avaliação institucional junto da A3ES, o qual se destina a proporcionar a melhoria da qualidade das instituições de ensino superior, prestar informação fundamentada à sociedade sobre o desempenho das instituições e desenvolver uma cultura institucional interna de garantia de qualidade. A ESAI foi acreditada por um período máximo de seis anos.

Em 2022, foi iniciado um novo o período de avaliação institucional da ESAI pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). A avaliação institucional incidiu sobre os diversos domínios da missão e atividade da ESAI, nomeadamente: estratégia e governança; ensino; investigação e transferência de conhecimento; internacionalização e cooperação, e recursos (humanos, físicos e financeiros).

O modelo da avaliação institucional tem quatro fases: 1) elaboração de um relatório de autoavaliação por parte da Instituição; 2) visita à IES por parte da Comissão de Avaliação Externa (CAE); 3) Elaboração pela CAE de um relatório preliminar de avaliação institucional, eventual apresentação de pronúncia pela IES e elaboração pela CAE do relatório final; e 4) tomada de decisão por parte do Conselho de Administração da A3ES e divulgação do relatório.

A visita da Comissão de Avaliação Externa (CAE) decorreu no dia 26 de setembro de 2023.

Autoavaliação dos Ciclos de Estudos

Todos os ciclos de estudos ministrados pela ESAI são sujeitos a um processo de avaliação externa pela A3ES, o que permite uma reflexão sobre a oferta formativa existente. Todos os ciclos de estudos obtiveram, no anterior ciclo de avaliação, a acreditação por um período máximo de 6 anos. Consulte os resultados dos processos de acreditação de diferentes ciclos de estudos, promovidos pela A3ES, nos respetivos links abaixo.

Atualmente, está em curso a avaliação dos ciclos de estudos em funcionamento (ACEF) de Licenciatura em Gestão Imobiliária e de Licenciatura em Gestão da Edificação e Obras, cujos relatórios de autoavaliação submetidos à A3ES poderão ser consultados abaixo:

O modelo da avaliação institucional tem quatro fases: 1) elaboração de um relatório de autoavaliação por parte da Instituição; 2) visita à IES por parte da Comissão de Avaliação Externa (CAE); 3) Elaboração pela CAE de um relatório preliminar de avaliação institucional, eventual apresentação de pronúncia pela IES e elaboração pela CAE do relatório final; e 4) tomada de decisão por parte do Conselho de Administração da A3ES e divulgação do relatório.

Avaliação Institucional

Informação A3ESInstituição de Ensino SuperiorDecisãoNº de AnosData de Publicação
LINKEscola Superior de Atividades ImobiliáriasAcreditado614-08-2019

Avaliação dos Ciclos de Estudos

Informação A3ESCiclo de EstudosGrauDecisãoNº de AnosData de Publicação
LINKLicenciatura em Gestão ImobiliáriaLicenciadoAcreditado621-01-2021
LINKLicenciatura em Gestão da Edificação e ObrasLicenciadoAcreditado624-06-2019
LINKLicenciatura em Engenharia CivilLicenciadoAcreditado607-07-2022
LINKMestrado em Avaliação e Gestão de Ativos ImobiliáriosMestreAcreditado626-06-2020

A Ação Social Escolar tem como objetivo que nenhum estudante seja excluído do ensino superior por incapacidade financeira.

A principal função dos Serviços de Ação Social é garantir a gestão, implementação e funcionalidade do apoio a prestar aos alunos no âmbito da Ação Social Escolar bem como, contribuir para a promoção do sucesso académico e desenvolvimento integral do aluno através do acompanhamento dos estudantes.

Na prossecução destes objetivos, os SAS promovem o acompanhamento próximo dos estudantes nos diversos domínios da sua ação: Respostas de Apoio Psicológico e/ou Psicoterapêutico, Saúde e Bem-estar, Bolsas de Estudo, Bolsas de mérito, entre outros.