Skip to main content

Caríssimos alunos,

Celebramos um novo ano letivo e mais um ano de vida da ESAI.

A cada ano, uma nova página.

Muitos parabéns a todos aqueles que fizeram acontecer e que, de uma forma ou de outra, contribuíram para a emancipação e afirmação da ESAI no espaço do ensino superior.

Na sua memória institucional vivem professores, alunos, colaboradores e parceiros – atuais e antigos-, mas que sem eles não estaríamos aqui. Sobretudo os alunos, para os quais trabalhamos diariamente e que tão bem atuam no exercício da sua profissão, dignificando esta instituição, dando-nos a certeza de que vale a pena sempre continuar a melhorar.

Há precisamente um ano, embarquei naquele que viria a ser um dos maiores desafios profissionais da minha vida. Foi um virar de página.

Assumi um compromisso e encarei esta função com o maior entusiasmo, certo de que a vida nos oferece, a cada dia, um conjunto de oportunidades que devemos agarrar e agradecer. E ser grato é olhar em redor, agradecermos pela vida, pelas pessoas que temos à nossa volta, pelos sorrisos que nos dão e nos fazem dar.

Hoje, muitos são os que iniciarão um novo desafio também, procurando o seu caminho académico, a sua realização profissional, porque decidiram agir e apostar em si, valorizando-se pessoal, profissional e academicamente. É um virar de página.

Também os senhores professores, os funcionários e os alunos desta casa vão continuar a escrever a sua história em novas páginas. E é na coletânea destas tantas páginas escritas e por escrever que juntos faremos um novo capítulo. O mote para o dia de hoje resulta daí. Do conjunto de tantas e tantas páginas que cada um de nós escreve ao longo da sua vida.

“Muitos parabéns a todos aqueles que fizeram acontecer e que (…) contribuíram para a emancipação e afirmação da ESAI no espaço do ensino superior”

A escola é um espaço de aprendizagem, de partilha de conhecimento, mas é essencialmente um lugar de transformação de mentalidades e de formação de seres pensantes, dotados de espírito crítico e agentes de mudança da sociedade.

Diz-nos Carlos Drummond de Andrade que “se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”

É para este novo capítulo que lanço o repto a toda a comunidade académica: que possamos todos ser mais tolerantes, mais compreensivos e mais empáticos, com a noção clara de que os nossos comportamentos e as nossas atitudes não são inconsequentes e têm impacto no outro.

Que todos (e cada um de nós) possamos ser agentes de mudança, transformadores da sociedade, imprimindo-lhes mais respeito pela dignidade humana, certos de que se não mudarmos interiormente, também não poderemos mudar o exterior.

Desejo profundamente que esta escola continue a ser um espaço de bem-estar e de formação de qualidade que se exige numa sociedade cada vez mais desafiante e que exige das instituições de ensino o rigor e a qualidade no serviço que prestam à comunidade.

E é neste virar de página para mais um ano letivo que dou as boas-vindas a todos os alunos, em especial àqueles que este ano nos escolheram para os acompanhar neste percurso que, não duvido, será de muito sucesso.

Contamos com a motivação e o entusiamo de todos para que possamos, juntos, partilhar das conquistas de cada elemento desta escola, a cada nova página, a cada novo capítulo.

Sejam bem-vindos à ESAI!