Investigação

Em funcionamento desde 2003, o Centro de Investigação Científica da Construção e do Imobiliário (CICCOI) é a única unidade de investigação a nível nacional que adota exclusivamente como objetos de estudo, os que afetam de forma direta a fileira imobiliária.

Não sendo, ainda, uma unidade de I&D reconhecida pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), todo o esforço de investigação desenvolvido é suportado pela ESAI, numa ótica de investimento a longo prazo, cujos resultados começam, gradualmente, a surgir, como o atestam os protocolos estabelecidos com várias entidades públicas e privadas, no sentido da ESAI e dos seus investigadores prestarem serviços de consultoria nas áreas da avaliação patrimonial, fiscalidade imobiliária e da gestão do território.

Investigar, inovar e desenvolver novas metodologias de trabalho que sejam úteis à comunidade e aos profissionais do sector é um dos desígnios que tem norteado a evolução e consolidação do CICCOI.

Atividades de Investigação

Reforçando a aposta no desenvolvimento de iniciativas no âmbito da Gestão Imobiliária, a ESAI deu início em 2013 a um ciclo de eventos denominado “O Imobiliário em Conversa”, onde o setor do Imobiliário e aquilo que ele engloba é objeto principal.

Este ciclo de eventos temáticos, de foro científico e técnico, foram gratuitos e abertos ao público, sendo que estiveram presentes várias entidades de referência no mercado, empresas, público em geral, estudantes e cidadãos da comunidade interessados na temática do Imobiliário.

Sendo a temática do Imobiliário caraterizada pela escassez de conhecimento e de produção científica, pretendeu-se com a realização deste conjunto de eventos, não só fornecer uma visão informativa de experts na matéria, bem como, proporcionar aos participantes informações práticas e específicas, oportunidade de realizar contactos, além da troca de opiniões e experiências.

A investigação científica, investigação orientada ou de desenvolvimento profissional de alto nível dos docentes na área específica do ciclo de estudos é, neste momento, uma das grandes prioridades da ESAI, pelo que, tem-se procurado estimular a participação dos docentes, investigadores e técnicos em atividades conducentes à melhoria da sua formação pedagógica, profissional, académica, técnica e científica.

No que concerne à criação de conhecimento e desenvolvimento da atividade científica dos seus docentes, a ESAI colocou em prática uma estratégia que fomente a investigação na área dos Estudos do Imobiliário, estratégia que tem passado também, por incluir no contrato dos docentes um modelo de prémios a dois níveis: a) bónus de salário em função da avaliação obtida no ano letivo e b) prémio por publicação científica, com valores de acordo com o tipo de publicação efetuada.

Esta estratégia passa de igual forma por uma maior exposição nos mais importantes encontros científicos sobre as temáticas lecionadas, que leve à construção de uma massa crítica de produção científica própria que permita aceder às publicações de referência internacional, normalmente bastante restritivas na aceitação de investigadores desconhecidos.

Assim, em 2013 a ESAI teve um artigo apresentado na European Real Estate Society 20th Annual Conference 3rd-6th e em 2014 teve um total de cinco artigos aceites para participar na conferência promovida pela mesma instituição, um dos mais importantes encontros científicos na Europa sobre Real Estate Studies. Paralelamente alguns desses artigos estão a concorrer para a publicação na edição especial do Journal of Property Investment and Finance, jornal de referência que habitualmente publica os melhores artigos do evento.