Notícias

Gestão da Edificação e Obras – Uma área em forte expansão pela Europa e pelo Mundo

By 4 Outubro, 2019 No Comments

(Gestão da Edificação e Obras – Uma área em forte expansão pela Europa e pelo Mundo)

2019-10-04

Projeto, Obra e Investidor. O que têm em comum estes três aspetos?

Um gestor que faz a ligação entre estas 3 áreas, tendo conhecimento detalhado de cada um dos procedimentos a tomar, tornando-o num Gestor da Edificação e Obras.

A Licenciatura em Gestão da Edificação e Obras demonstra uma enorme relevância pelas áreas que em si estão envolvidas. Analisando a nível global, verificamos que esta setor, além da diversidade de funções, é um setor que está em constante evolução, tanto em Portugal como pelo mundo.

Observando a oferta desta área noutros países, verificamos que existem instituições que atualmente oferecem ciclos de estudos semelhantes ao apresentado.

Apresentamos alguns exemplos:

Podemos concluir que, as principais diferenças prendem-se com a relação do peso relativo das duas componentes científicas principais – Gestão e a Tecnologia da Construção.

Estas diferenças são um reflexo da estrutura académica que lhes deu origem, pois encontram-se em departamentos de engenharia assim como em departamentos mais vocacionados para a economia do imobiliário.

Sendo este um Ciclo de Estudos novo e único em Portugal, pretende-se que os futuros licenciados fiquem habilitados a exercer a sua atividade na vertente da gestão da edificação e obras de construção civil, assim como na gestão do património, designadamente na participação em equipas multidisciplinares, nas áreas da gestão de projetos da atividade imobiliária, do projeto, direção e fiscalização de obras de construção nova ou de reabilitação/remodelação do edificado, no setor público ou privado, na formação e na investigação aplicada.

Conheça todos os detalhes da Licenciatura em Gestão da Edificação e Obras

Leave a Reply

X