Serviços de Ação Social

A Ação Social Escolar tem como objetivo que nenhum estudante seja excluído do ensino superior por incapacidade financeira.
A principal função do Gabinete de Apoio Social da ESAI é garantir a gestão, implementação e funcionalidade do apoio a prestar aos alunos no âmbito da Ação Social Escolar bem como, contribuir para a promoção do sucesso académico e desenvolvimento integral do aluno através do acompanhamento dos estudantes.

Bolsas

Bolsas de Estudo para Estudantes com Incapacidade Igual ou Superior a 60%

De acordo com o despacho do diretor-geral do Ensino Superior, de 14 de setembro de 2018, disponível aqui, os requerimentos para atribuição desta bolsa podem ser submetidos a partir de 25 de junho, tendo em vista o ano letivo seguinte, decorrendo o prazo para submissão até 31 de maio do ano letivo a que respeitam.

O processo de candidatura é efetuado através de formulário online, após credenciação, disponível a partir daqui.

Bolsas de Estudo do Ensino Superior Privado – ESP 2018/2019

A bolsa de estudo é uma prestação pecuniária anual para comparticipação nos encargos escolares, atribuída pelo Estado, a fundo perdido e no respetivo ano letivo, sempre que o agregado familiar em que o estudante se integra não disponha de um nível mínimo adequado de recursos financeiros, estando, por isso, o seu requerimento sujeito a uma avaliação da condição de recursos. A bolsa de estudo é atribuída para um ano letivo completo, salvo as exceções previstas na legislação atualmente em vigor.

As condições de atribuição de bolsa de estudo encontram-se definidas na legislação atualmente em vigor, nomeadamente no Despacho n.º 5404/2017 (2.ª Série), de 21 de junho – Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, aprovado pelo Despacho n.º 8442-A/2012 (2.ª Série), de 22 de junho, sucessivamente alterado. Verifique os Prazos de Submissão do Requerimento – artigo 28.º do Regulamento

Programa +Superior para o Ano Letivo de 2018-2019

O período para solicitar bolsa de mobilidade no âmbito do Programa +Superior para o ano letivo de 2018-2019 decorre até ao dia 15 de novembro de 2018. Poderá consultar informação geral sobre o referido Programa aqui.

A renovação das bolsas +Superior atribuídas no ano letivo 2017-2018 é efetuada, sem necessidade de requerimento dos interessados.

Para saber todas as informações relativas a estas bolsas consulte o sítio web da DGES

Procedimentos para 2018/2019

A Bolsa de Estudo destina-se a todos os estudantes que estejam a frequentar o ensino superior.
Todos os candidatos que possuam as credenciais de acesso (código de utilizador + palavra-passe), mesmo que não tenham estado inscritos no ano letivo 2017 / 2018 ou anteriores, podem efetuar a renovação da candidatura na sua área pessoal aqui.

Os novos candidatos, que não possuam as credenciais de acesso (tenham frequentado o Ensino Superior, mas nunca tenham concorrido à bolsa), deverão dirigir-se ao Gabinete de Apoio Social da ESAI, munidos do seu Documento de Identificação para efetuarem o pré-registo – receberem as credenciais de acesso (código de utilizador + palavra-passe) que lhes permitirão preencher e posteriormente submeter a candidatura para o presente ano letivo.

Os candidatos que ingressam pela 1ª vez no ensino superior/1º ano (incluindo os que frequentaram em anos anteriores unidades curriculares avulsas), poderão solicitar as credenciais de acesso (código de utilizador + palavra-passe) após a matrícula na ESAI no corrente ano letivo.

Os candidatos que tenham solicitado a bolsa de estudo através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (público), quer no corrente ano letivo quer em anos letivos anteriores, deverão contactar o Gabinete de Apoio Social para solicitar a transferência do requerimento de bolsa do ensino superior público para o ensino superior privado (ESAI).

Bolsas da União Europeia

O Guia de Financiamento Europeu funciona através de um algoritmo que apresenta apenas as bolsas, financiamentos e prémios que realmente correspondem ao perfil individual de cada aluno. Os 12.000 programas de apoio disponíveis cobrem um vasto leque de domínios para os quais os alunos universitários podem requerer apoio (financeiro). Esse apoio cobre despesas diárias, propinas e estágios a custos extra para semestres no estrangeiro, cursos de línguas e custos associados a projetos científicos. Mais informações em www.european-funding-guide.eu

Financiamentos

(Acesso a condições especiais de crédito) Consulte aqui

Protocolos

A ESAI prossegue a sua política de atribuição de descontos aos alunos inscritos e ex-alunos e que façam parte da sua rede de Parceiros. Lista de Protocolos disponível no Gabinete de Ação Social, contacte-nos.

Outros Apoios:
  • Alunos que comprovem situação económica difícil beneficiarão de condições especiais de acesso aos serviços de reprografia;
  • Alunos devidamente inscritos na ESAI beneficiam Seguro Escolar e de Seguro de Acidentes Pessoais;
  • Gabinete de Apoio Psicológico – via Protocolo com “Espaço Psicológico”;
  • Apoio à integração no mercado de trabalho e de Orientação Profissional;
  • Bolsa de Emprego;
  • Departamento de Desenvolvimento e Relações Internacionais – Apoio aos processos de mobilidade.
Informações

Gabinete de Apoio Social da ESAI