Zergio

MBA em Reabilitação, Regeneração e Requalificação Urbana

Introdução
O setor imobiliário tem atualmente uma oportunidade única de se requalificar, e os seus representantes principais de se apresentarem ao mercado como aqueles que transformaram um setor que deixou de ser eminentemente de construção para ser um setor que promove valor ao criar ambientes urbanos de excelência, e assim assentar essencialmente na valorização de ativos patrimoniais.
Aos clientes tradicionais que compravam apartamentos, temos hoje de incluir as instituições financeiras que atuam no mercado da transformação através do financiamento de projetos, mas também aquelas que gerem ativos durante o seu ciclo de vida como são os fundos de investimento e os fundos de pensões.
Por outro lado, os governos nacionais, regionais, municipais, têm hoje de responder a clientes (eleitores) cada vez mais exigentes tanto na criação, manutenção e animação do espaço público, como em gerir o património edificado de que são responsáveis.
Vivemos hoje uma competição entre cidades que procuram soluções para oferecer garantias de sustentabilidade (oferecer um futuro melhor à população, ao ambiente, aos investidores).
Para além de garantir saneamento e eletricidade, a população exige hoje a defesa da biodiversidade, de pegadas ecológicas, soluções de mobilidade verde, educação superior, emprego qualificado, participação pública, centros urbanos seguros, com vida de negócios, com vida comercial, com vida cultural, com vida de gente de todas as idades e de todas as classes sociais.
É necessário repensar e criar novos modelos de negócios no seio das empresas promotoras, no seio das construtoras e mesmo das organizações de mediação e de avaliação, bem como das organizações públicas que garantem a qualidade final do espaço transformado.
É este o desafio a que responde o presente MBA em R3U, aproveitar a crise para desenvolver novos negócios e promover a qualidade de vida urbana.
Objetivos
Proporcionar aos alunos uma visão multidisciplinar, integrada no desenvolvimento urbano, e do papel do setor imobiliário em geral e da reabilitação urbana como motores da transformação das cidades atuais em cidades sustentáveis.
Nesta visão, pretende-se transmitir aos alunos conhecimentos e ferramentas para que possam ser melhores atores, no desenvolvimento e implementação de políticas urbanas, de valorização do património construído, mas também do património ambiental e social.
Procura-se ainda, através de um método de ensino particularmente assente em casos práticos, promover o empreendedorismo, tanto no sentido do desenvolvimento de organizações privadas com fins lucrativos, como de organizações orientadas para a defesa da causa pública, social e ambiental.
Considerando a complexidade do desenvolvimento do ambiente construído, na maior exigência em financiar projetos, dá-se particular atenção aos aspetos relacionados com a gestão financeira, bem como da análise de riscos, fundamental, para desenvolver soluções de financiamento.

• Promover Cidades Sustentáveis (atraentes para população, e para os investidores);
• Valorizar o património das cidades (na ópticas pública e privada)
• Desenvolver o empreendedorismo e novos negócios imobiliários
• Analisar riscos e oportunidades, desenvolver soluções de financiamento para projectos imobiliários.
Destinatários
• Asset Managers - Gestores de capital relacionado com ativos imobiliários;
• Asset Developers – Gestores de ativos em transformação;
• Gestores financeiros responsáveis pelos ativos imobiliários;
• Engenheiros financeiros e de estruturação de financiamentos;
• Gestores de fundos de investimento imobiliário;
• Gestores de ativos imobiliários tóxicos;
• Promotores urbanos e imobiliários;
• Construtores de edifícios, infra-estruturas, utilidades, espaços públicos;
• Gestores de empresas de manutenção urbana;
• Gestores de empresas de animação urbana;
• Juristas e Advogados, gestores de processos e projetos de Urbanismo e Imobiliário;
• Arquitetos e Eestores de programas de Urbanismo e de arquitetura;
• Gestores de empresas de Engenharia de Infra-Estruturas de edifícios e de utilidades;
• Mediadores de Ativos Urbanos, Rurais, e Imobiliários;
• Avaliadores e Consultores Imobiliários.
Metodologia de Ensino
Sessões presenciais utilizando o método expositivo e os “estudos de casos”.
Complementarmente realizar-se-ão sessões temáticas.
Plano do Curso
Módulos e respetivos conteúdos

A estrutura curricular assenta em 6 grandes áreas de conhecimento desenvolvidas no primeiro semestre numa óptica essencialmente de Gestão Pública, e no segundo semestre de Gestão Privada.
Assim temos as áreas que procuram transmitir conhecimentos e ferramentas, cujos principais tópicos abordados em cada módulo encontram-se indicados no Programa do MBA, sendo esta uma descrição indicativa dos temas a serem desenvolvidos.
Carga horária
O curso está estruturado em 2 ciclos, integram 12 módulos com carga horária de 21horas cada, num total de 252 horas.

Horário:
Sábados das 9h30 às 17h30.

Custos
Matrícula e Inscrição: € 415
Propina de Frequência: € 2950

Documentação

01.

Programa

Adobe Pdf Reader

02.

Inscrição

Win Word

03.

Calendário

Excel

Observações:

Excel

MBA em Reabilitação Regeneração e Requalificação Urbana
Este video é uma apresentação do MBA em Reabilitação Regeneração e Requalificação Urbana, cujo orador é o coordenador do curso - Engº Pedro Neves.

 

Financiamento

A ESAI possui um protocolo de colaboração com o Santander Totta que prevê condições de acesso a financiamento muito especiais para os alunos dos MBA´s e Formação Especializada. Poderá consultar aqui as condições de financiamento oferecidas pelo Santander Totta.

Condições de Financiamento