Zergio

Serviços Prestados pela Instituição à Comunidade

Para além dos projetos de investigação aplicada, serviços de consultoria e prestação de serviços via o CICCOI e/ou via os docentes do curso, a ESAI tem procurado envolver-se com a comunidade, seja através do seu programa de responsabilidade social, da organização de eventos, como também, através do Centro de Arbitragem Voluntária da ESAI (Tribunal Arbitral).

Considerando o seu programa de responsabilidade social, a ESAI tem participado nas campanhas e iniciativas sociais da comunidade onde se encontra inserida.

  • Campanha de “Recolha de Roupa” realizada em parceria com a Associação AGIR XXI e Junta de Freguesia de Marvila;
  • Campanha de Emprego e Empreendedorismo – “Factor €” em parceria com a Comissão Social de Freguesia (CSF) de Marvila e Junta de Freguesia de Marvila;
  • Programa de desenvolvimento urbano “Viver Marvila“, envolvendo-se com outras entidades públicas que participam no projeto “rehabitar Marvila”. No âmbito deste programa da Câmara Municipal de Lisboa, além de participar ativamente no mesmo, cede o seu auditório para os encontros deste grupo de trabalho;
  • Presta apoio e cede o auditório à Associação de reformados de Marvila.


  • Dado o grande envolvimento que as autarquias têm com o mercado de ativos imobiliários, através da avaliação, expropriações, direito de preferência, entre outros, a ESAI tem vindo a incrementar protocolos com vários municípios com o objetivo de proporcionar aos seus colaboradores um melhor conhecimento na área de avaliação imobiliária.

    A ESAI tem organizado também alguns eventos denominados de “Open Day”, nestes eventos, tem-se procurado não só dar a conhecer a ESAI à comunidade, bem como, proporcionar a divulgação de conhecimento e informação, de foro científico e técnico, relativa ao setor.

    Gratuitos e abertos ao público, estes eventos contam com a exposição e participação de oradores especialistas, docentes das unidades curriculares do ciclo de estudos, profissionais reconhecidos no mercado, representantes de instituições, associações que representam o mercado mobiliário nacional/internacional, bem como, representantes de empresas privadas de referência a operarem no mercado nacional e internacional.

    De igual forma, a ESAI ou via os seus docentes tem vindo a participar ou a organizar eventos em conjunto com vários municípios, a título de exemplo, Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia de Marvila (onde a ESAI se encontra inserida), ou associações como a Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios, Associação Regional dos Industriais de Construção e Obras Públicas de Leiria.

    Centro de Arbitragem Voluntária da ESAI
    Enquanto entidade especializada no Imobiliário e prestadora de serviços à comunidade/sociedade em geral, a ESAI é detentora do Tribunal Arbitral. Este Tribunal Arbitral constitui um Centro de Arbitragem institucionalizado pelo Ministério da Justiça, por Despacho n.º 20073/2005 do Secretário do Estado da Justiça publicado no DR (II série) de 20 de setembro.

    Este Centro tem um carácter especializado nas questões da Propriedade e de Imobiliário e tem por objetivo, através das técnicas e de um conjunto de procedimentos de mediação - conciliação ou de arbitragem, a resolução de quaisquer litígios em matéria de Direitos Reais, nomeadamente os resultantes de atos e contratos que envolvam bens imóveis ou atividades que com eles se relacionem. Impacto das atividades científicas, tecnológicas e artísticas na valorização e no desenvolvimento económico

    No contexto atual, o imobiliário é uma área de forte potencial de inovação e impacto socioeconómico. A ESAI tem apostado na articulação entre a componente educativa, a componente científica e tecnológica e a componente social.

    O número e a importância dos projetos desenvolvidos em parceria ou como prestação de serviços da ESAI via o CICCOI e/ou via os docentes do curso (contando, não raras vezes, com o contributo de alunos ou de profissionais do setor), contribuem para o desenvolvimento económico na medida em que envolvem a instituição com várias entidades, sendo a ESAI uma referência no setor público e privado, desde Câmaras Municipais, Associações profissionais, Empresas Públicas e Privadas.

    Esta envolvência é fundamental para o desenvolvimento do ciclo de estudos, que possui uma estrutura organizativa que visa desenvolver nos alunos competências técnico-científicas que conduzam à sua qualificação no setor do imobiliário e assim capacitá-los para desenvolver e implementar estratégias/soluções sustentáveis de desenvolvimento económico.

    As atividades de desenvolvimento tecnológico e de prestação de serviços à comunidade decorrem, de igual forma, de alguns trabalhos práticos inseridos em unidades curriculares e sobretudo, dos trabalhos de dissertação e de projeto.

    De notar que em todas as atividades científicas e artísticas desenvolvidas (conferências, seminários, workshops, palestras) é praticada uma política de “portas abertas”, possibilitando a um número elevado de alunos, profissionais e empresários o seu acesso.

    Considerando que a Gestão Imobiliária engloba o conjunto das atividades profissionais, comerciais e administrativas de todos aqueles que prestam consultoria, avaliam, gerem, medeiam e promovem a propriedade imobiliária sob todas as suas formas e sendo o único ciclo de estudos ao nível da licenciatura em Gestão Imobiliária no país, a ESAI tem um papel indispensável no desenvolvimento da região, na medida em que tem vindo a proporcionar novos conhecimentos e a aquisição de competências, bem como, a auxiliar na adaptação e ajustamento face aos novos desafios e dificuldades que a economia nacional tem trazido ao ramo imobiliário.

    A ESAI é também a única a lecionar formação específica para o setor em várias regiões do país, ilhas e fora do país:
  • MBA em Reabilitação, Regeneração e Requalificação Urbana
  • Cursos de Especialização em Avaliação Imobiliária, Avaliações Judiciais, Avaliações de Propriedades Rústicas em Avaliações Fiscais de Propriedade Urbana
  • Outras ações de formação profissional, de atualização e de formação avançada em Facility Management; Gestão e Administração de Condomínios; Empreendimentos Turísticos; Regulamento de Desempenho Energético de Edifícios de Habitação; Modelos Avançados de Avaliação Imobiliária, entre outros.